Caberia a nós julgar o que é certo ou errado e prescever um comportamento padrão que deve ser seguido por todos - e, caso alguém descumpra, esta pessoa teria que ser repreendida. Esse pensamento é uma falácia e também é muito perigoso, pois deturpa o papel dos nutricionistas e cria uma percepção de que comer deva ser passível de vigilância.
Leia maisOs comentários de familiares sobre a nossa imagem, o nosso peso e o nosso corpo deixam marcas de dor e sofrimento que podemos levar por anos a fio, na adolescência e na vida adulta.
Leia maisOs filtros de fotos são uma das principais ferramentas de edição de imagens de que dispomos no dia a dia. Quando escolhemos um filtro, nos sentimos no poder de recriar a nossa imagem. E no geral, o que se busca é a perfeição e a idealização - de uma situação, de um corpo, de um rosto, do cotidiano, enfim, de toda uma vida.
Leia maisA falta absoluta de determinados tipos de alimento pode nos prejudicar bem mais do que doses razoáveis - e benéficas - deles
Leia maisTem gente que até pra tarefas como tomar banho ou cozinhar sente a necessidade de "estar produzindo", mesmo que isso signifique ouvir um podcast ou assistir a um episódio de uma série. Quando nem isso é o suficiente, apertam aquele botãozinho de acelerar áudios e vídeos (agora tem até em áudios do Whatsapp). Não há descanso. Tudo está modelado para nossa máxima produtividade.
Leia maisViver o presente é mais difícil do que parece. Isso porque, desde cedo, nós somos instruídos a viver no futuro. Por conta disso, somos levados a cumprir uma série de obrigações sociais que ouvimos em casa, na escola e na mídia de uma maneira geral.
Leia maisSer um corpo LGBTQIA+ no mundo vem acompanhado de doses cavalares de incerteza e insegurança, a depender dos ambientes em que essas pessoas crescem e se desenvolvem. Um sentimento de desajuste como um todo, que traz consigo uma série de cobranças e angústias.
Leia maisO ócio também tem a ver com aprendermos a selecionar as nossas conexões. Isto é, sabermos do que devemos nos desconectar para conseguirmos nos conectar ao que queremos. O ócio tem esse poder de nos desconectar do mundo para nos conectarmos a nós mesmos.
Leia maisRespeitar o paciente e seus processos envolve aceitar e respeitar o seu eventual silêncio. Não somos capazes de dimensionar a dor de outra pessoa, mas é nossa tarefa praticar a empatia e apontar os caminhos para cuidarmos dessa dor em conjunto.
Leia maisApesar de ser um comportamento nada saudável, aparece muitas vezes disfarçado de “dica de amiga”, numa mesa de restaurante. A turma do hiper saudável gosta de ser fiscal de comida alheia.
Leia maisMais do que se sentir "dono" ou "mestre" do próprio corpo e de seus desejos (mera ilusão, diga-se de passagem), o que trazemos nessa reflexão é a possibilidade de se construir uma relação saudável, amistosa e íntima com nós mesmos. E com liberdade - sem nóias, pressão e autocontrole.
Leia mais"Quando você trata a sua vocação como sagrada, você verá toda a sua vida como sagrada - e as vidas de todos os outros também". Nunca nada fez tanto sentido na hora de resumir a minha profissão.
Leia maisBioimpedância. Um exame simples, indolor, mas que muita gente teme fazer. As treze letras desta palavra são capazes de assustar qualquer pessoa ou pelo menos dar um friozinho na barriga de quem sabe que vai encará-la. Imagine só, uma máquina capaz de colocar em números, tudo o que o seu corpo é.
Leia maisComer de um jeito equilibrado não é se isolar do mundo, muito pelo o contrário. É aprender a conviver com o alimento amigo, que lhe proporciona sorrisos, conversas, momentos. Criar um ambiente saudável na sua relação com a comida tem a ver com curtir cada momento que você estiver com ela.
Leia maisPor aqui, acreditamos no poder do relato e hoje, um daqueles que deixa o coração aquecido.
Leia maisO nosso corpo é só um pedacinho de quem somos. A nossa imagem é construída aos pouquinhos e é muito mais que números e medidas.
Leia maisNo preparo, no tempero, no servir, em cada garfada: aquele simples ato de escolher o que vai fazer parte do nosso dia é também uma forma de expressarmos, de maneira pública ou até bem reservada, o quanto nos queremos bem.
Leia maisUma casa viva, com um coração pulsante e um turbilhão de sentimentos. O nosso corpo, que carrega toda a nossa história e todos os acontecimentos que já enfrentamos, precisa de espaço para se modificar.
Leia maisRecentemente, uma mulher morreu por causa de complicações após um procedimento cirúrgico. Uma blogueira bastante conhecida e o caso veio à tona, tornando mais sensível um problema que precisa ser discutido com a seriedade que merece.
Leia maisConstantemente, o preconceito vem sendo debatido e exposto em nossa sociedade. Porém, algo que não é debatido com tanta frequência por toda a comunidade, é o preconceito com corpos LGBTQIA+ e a gordofobia neste universo.
Leia mais