Sobre sair da rotina na alimentação
Qual foi a última vez que você saiu da rotina? Foi a um lugar diferente, fez uma atividade nova, aprendeu sobre um assunto que não conhecia, experimentou uma comida nova?
Às vezes, em meio à correria do cotidiano, a gente esquece que é possível descobrir novas sensações e facetas sobre nós, o outro e o mundo.
O cansaço que marca a sociedade contemporânea, bombardeada por informações e pressões de todos os lados, pode até fazer parecer que a vida é uma linha reta, mas a verdade é que há sempre espaço para surpresas, mudanças.
Rotina e alimentação
E quando a gente fala de sair da rotina, não significa que é preciso uma ruptura. Muitas vezes são atitudes pequenas, desde tirar um tempinho para você, para meditar, ler, até mesmo dormir (sim, descansar é importante) ou mesmo provar um novo sabor. Nisso, a alimentação tem um potencial incrível.
Existem várias texturas, cores, sabores para serem apreciados por todos os nossos sentidos.
Comer é mais do que ingerir nutrientes; é uma possibilidade de descobrir sensações. Nem sempre vamos gostar de novos sabores, mas também podemos nos surpreender e perceber que determinado alimento ou tempero nos dá uma sensação enorme de prazer.
Mudanças na rotina alimentar
Em geral, quando estamos em viagem, nos permitimos mais esse exercício de provar o novo. Mas, não é preciso sequer sair de casa para mudar a rotina alimentar.
Te proponho um exercício: tente experimentar algo novo esta semana. Veja como você se sente diante dessa novidade, como aquilo te mobiliza, se te faz bem.
Não sabe por onde começar? Comece pelas pequenas atitudes!
Se quiser/puder provar um novo prato, observe o que aqueles sabores te provocam. Tome um tempo para perceber como as mudanças operam em você, se aquele elemento fora da rotina te instiga a inseri-lo na sua vida.
Se ouça. E se cuide porque para além de questões materiais, o mais importante é você estar bem consigo, ainda que isso signifique muitas mudanças. Ser quem faz sentido hoje. Esse, sim, é o nosso exercício constante.