A relação entre Taylor Swift e Transtornos Alimentares
Taylor Swift é uma das artistas mais bem-sucedidas do mundo e seu álbum mais recente, “Midnights”, só comprova seu poder: vendeu milhões de cópias e é muito aclamado pela crítica.
Nele, a cantora americana revela ao público vários temas íntimos, desde relacionamentos amorosos até sua luta com transtornos alimentares, como é o caso da faixa “Anti-hero”. Na canção, Swift declara: “Eu olho diretamente para o sol, mas nunca para o espelho”.
quebra de tabus
Em outros momentos da faixa, ela discorre sobre seu sentimento de inadequação, de estranheza e de não se encaixar.
No clipe, Swift é vista duplamente, como se houvesse uma voz, representada por ela mesma, sempre lhe julgando - inclusive durante uma cena em que ela sobe em uma balança e é recriminada por conta do seu peso. Um dos seus maiores hits traz um efeito importantíssimo pois, pautar transtornos de imagem e alimentares é uma necessidade urgente.
Cultura pop e a abordagem dos transtornos alimentares
E essa não é a primeira vez que ela fala sobre sua relação com a auto-imagem. No documentários “Miss Americana”, disponível na Netflix, Swift confidenciou que comentários sobre seu ganho de peso fizeram com que ela passasse por períodos de jejum profundo, simplesmente parando de comer. “Não é bom para mim ver fotos minhas o dia inteiro”, disse.
Milhões de pessoas sofrem diariamente com o silêncio e o tabu impostos a esses temas. É preciso acabar com a estigmatização sobre os assuntos para que uma nova cultura, mais acolhedora e menos cruel, seja instaurada.
A mudança é lenta e constante
É uma mudança que começa com pequenas atitudes nossas, no cotidiano, e também com projetos como o de Swift, vista como uma mulher padrão, e de outros artistas que colocam sua vulnerabilidade em favor da arte e da mudança.
Me conta: você já ouviu ou viu o clipe de “Anti-hero”? Tem alguma recomendação de música, livro ou filme que toquem no assunto? Deixa nos comentários para a gente trocar uma ideia <3