Entenda o que é Neutralidade Corporal
Você provavelmente já ouviu falar do conceito de "body positive", que defende que as pessoas devem amar seus corpos independente do tamanho. Mas e o termo "body neutrality" (neutralidade corporal, em português)? Soa familiar para você?
Te explico melhor sobre o que se trata. Essa corrente de pensamento defende que não é necessário amar nem odiar o corpo. Ela parte da ideia de que é, sim, necessário reconhecer as potências do corpo e respeitá-lo. Deixar o corpo ser corpo.
Afinal, o que é o Body Neutrality
O movimento que prega a Neutralidade Corporal é um movimento de auto-aceitação corporal, de valorização das diversidade e individualidades enquanto pessoas, onde a aparência não é sinónimo do nosso valor, sendo apenas um fator pequeno. Isso significa se despir de qualquer pressão sobre a forma do corpo, entendendo-o como um mecanismo extraordinário capaz de realizar diversas ações e, também, com limitações.
Desta forma, o foco não está nas "qualidades" ou "falhas" medidas a partir de padrões estéticos, mas sim na percepção de que a aparência não é o fator mais importante das nossas vidas. É sobre fazer as pazes com o corpo e tirar dele a responsabilidade pelo seu bem-estar emocional.
O que propõe o Body Neutrality
Ele propõe que o lugar que a aparência ocupa em nossa sociedade seja substituído por uma percepção mais ampla sobre o que é estar bem. Afirmações como a que ilustra esse post, que em português quer dizer "A vida é muito curta para ser cruel consigo', ou ainda "Amo o que meu corpo pode fazer por mim", "Meu corpo irá mudar ao longo dos anos - e tudo bem" e "Eu sou mais do que um corpo" explicitam o que essa forma de entender a vida pressupõe.
É sobre não TER que amar o próprio corpo o tempo todo. A gente não precisa gostar de tudo o tempo todo e o corpo pode estar em constante transformação, como nós mesmos. Acolher isso e ser gentil com o corpo é essencial.
Faz sentido? Acho essa uma discussão importante de começarmos a ter, inclusive por se tratar de uma linha de pensamento que ainda está começando a ganhar espaço. Quero ouvir de vocês o que acham sobre a neutralidade corporal. Vamos conversar?! :)