O papel da moda em reforçar e quebrar padrões estéticos e comportamentais

As imagens que consumimos na mídia não são simples reflexos da nossa realidade; elas também ajudam a moldar e criar a forma como entendemos o mundo. Nesse sentido, a moda tem um papel importantíssimo.

Por muito tempo, as grandes marcas de moda perpetuaram um tipo muito específico de corpo considerado padrão e "desejável". Geralmente, corpos muito magros, para mulheres, e musculosos, para os homens. Aliados a efeitos de retoques digitais de imagens, essas propagandas perpetuavam ideais de beleza irreais.

Relação da moda e os padrões corporais

Já disponível na Netflix, o documentário "Abercombrie & Fitch: ascensão e queda" mostra bem como essa indústria funcionou por tanto tempo. Um dos maiores sucessos da indústria da moda nos EUA nos anos 1990, a empresa só contratava modelos brancos e atléticos - e os vendedores deveriam seguir a mesma linha.

Por consequência, eles queriam que seus compradores também refletissem essa imagem, excluindo, assim, todos os outros corpos. E esse comportamento era naturalizado.

A quebra dos padrões

No filme, vários jovens dão relatos de como não se sentiam representados, mas ao mesmo tempo queriam fazer parte daquele universo, o que estimulava problemas de autoimagem, transtornos alimentares e emocionais.

Nos últimos dez anos, esse cenário tem mudado, muito por conta do engajamento de todos aqueles que, historicamente, tiveram negado o direito de ser como se é.

Repensando as questões dos padrões estéticos através da moda

Com isso, as marcas têm repensado seus conceitos. Empresas como a Savage Fenty, de Rihanna, por exemplo, têm usado modelos de todos os tamanhos - e feito roupas para todos. Ainda são passos pequenos, mas já mostram uma mudança no comportamento que, a longo prazo, pode ter um impacto positivo na transformação da forma como entendemos beleza e saúde.

Você conhece outros exemplos de empresas que têm investido na diversidade? Coloca aqui nos comentários! Ah, e também compartilhem dicas de filmes, vou adorar trocar ideias sobre eles com vocês!