A vida fora do on-line e a importância de desconectar

O conceito de presença vem se transformando muito nas últimas décadas. Graças aos avanços tecnológicos, é possível estar em vários lugares ao mesmo tempo, sem sair do lugar.

Nos últimos anos, essa sensação se intensificou com a popularização da internet e as várias redes sociais que nos conectam. O fato de você estar lendo esse texto é uma demonstração disso.E, assim, o virtual passou a agregar várias facetas da nossas vidas: trabalho, compras, diversão, afeto.Isso não é, em si, ruim.

A importância dos momentos de desconexão

Pelo contrário: o digital é uma ferramenta poderosa para nos aproximar, engrandecer e compartilhar conhecimento, entre outros. Mas é preciso que usemos nosso tempo de tela com moderação.

A vida, afinal, também acontece fora dela e experienciar o aqui e agora, deixar os sentidos absorverem o que está ao seu redor, se abrir para ouvir e conviver com o outro na presencialidade, ou mesmo aproveitar um tempo na sua própria companhia, tem uma importância tamanha para o nosso bem-estar físico e emocional.

Vivendo o aqui e o agora, sem se importar tanto com o on-line

Tirar um tempo para si, escutar-se, perceber o que você precisa física e emocionalmente, pode parecer difícil, pois somos estimulados a acreditar que é preciso estar sempre atento, sempre online, por dentro de todas as notícias, das novas trends, do que está "bombando". Calma, respire e lembre: você tem direito e merece se cuidar.

Quando passamos a priorizar nossa saúde mental, entendendo sua complexidade e que a vida é feita de altos e baixos, a gente começa a se entender melhor. Percebe o que funciona ou não na nossa vida, o que deve ser transformado.

Essa postura pode influenciar várias áreas (inclusive a alimentação!) e criar novos caminho, mais tranquilos e em sintonia com o que nos faz feliz. E aí, já parou para respirar e se cuidar hoje?