O que é equilíbrio na vida e na alimentação? Ouvimos falar muito sobre ter uma "vida equilibrada”, mas existe uma fórmula ou conceito que é adpatável?
A gente escuta muito falar sobre a importância de encontrar o equilíbrio, seja ele na vida, de forma geral, ou em aspectos específicos, como trabalho, alimentação etc. Mas, exatamente, o que é esse equilíbrio? Ele tem o mesmo significado para todos nós?
Na física, o equilíbrio é a condição atingida quando a soma das forças que agem sobre um corpo é nula. Na vida, em alguma medida, todos buscamos equilíbrio, mas chegar à conclusão de como atingi-lo, não é fácil, pois, ao contrário do que tentam nos vender diariamente, ele não é resultado de uma fórmula que vai ser reproduzida por todos. Cada indivíduo tem suas próprias necessidades e suas demandas físicas e emocionais.
Por isso, quando falamos em equilíbrio, precisamos ter cuidado. Um sinal de que há algum descompasso é quando, por exemplo, existe cansaço e sofrimento em demasiado. Se estamos trabalhando em excesso, se a forma como nos alimentamos não nos traz satisfação ou está nos adoecendo, se não encontramos tempo para parar e respirar, por exemplo.
Para entender o que é o SEU equilíbrio, você precisa, primeiramente, se escutar. O que te faz feliz? O que te entristece? O que, dentro da sua rotina, pode ser transformado para te trazer mais conforto? Não são perguntas simples, por mais que pareçam. Somos bombardeados com informações, propagandas, mensagens motivacionais e mesmo agressivas dizendo COMO devemos agir para sermos felizes.
Separar as informações que, de fato, são importantes para a nossa vida, é uma tarefa importante. Na alimentação, entender que tipo de alimentos e quais dinâmicas mais se adequam à sua vida passa também pela compreensão de que nossos hábitos e crenças são construções. Nossas e da sociedade. Talvez a ideia de equilíbrio ideal nem exista. Mas, caminhar sempre em direção àquilo que te faz bem, faz da jornada um processo com mais presença e amorosidade (consigo e com os outros).