Entenda qual é a relação entre compulsão alimentar e os sentimentos

07f88510-2928-4d10-a095-7cdef92ed70e.jpeg

A compulsão alimentar está mais ligada nas emoções do que costumamos pensar

Você já parou, em algum momento da vida, e pensou: "eu preciso comer isso"? Uma vontade que você não entendia de onde vinha, mas tomou conta de todo o seu corpo e, num certo ponto, você só conseguia pensar naquilo. 

A compulsão alimentar é assim. Uma vontade que vem de um lugar que você não faz ideia, mas quando se dá conta, sente que toda a sua vida gira em torno daquilo: comida. 

MAS AFINAL… o que é a compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é um transtorno caracterizado pelo consumo exagerado de alimentos. O transtorno alimentar compulsivo ocorre quando há perda de controle sobre a ingestão de alimentos e a vontade de comer acontece de forma inexplicável.

Pessoas que são diagnosticadas com compulsão alimentar costumam comer mesmo quando não há necessidade, mas somente pelo prazer e pelas sensações despertadas no comer.

SINTOMAS DA COMPULSÃO ALIMENTAR

Saber quando o diagnóstico é compulsão alimentar não é muito difícil. Além da vontade de comer mesmo quando não há vontade, outros sintomas de transtorno alimentar compulsivo são:

  • Comer escondido, porque está com vergonha de que as pessoas vejam;

  • Comer quando o corpo está saciado e não há necessidades físicas pela alimentação;

  • Comer mais rápido do que o normal;

  • Sentir culpa ou tristeza por comer em excesso;

  • Comer em segredo.

Saiba mais: Ansiedade e compulsão andam juntas

A relação entre compulsão alimentar e os nossos sentimentos

Quando pensamos na compulsão alimentar, pensamos em sentimentos: ficamos entre o querer e o gostar. Muitas vezes, gostam muito de algo. Outras vezes, queremos muito algo. Nem sempre esse sentimentos aparecem juntos, mas quando aparecem, o nosso corpo fica sem defesas racionais. 

A compulsão alimentar está totalmente ligada aos nossos sentimentos. É deles que buscamos a comida como a nossa melhor saída. Comer nos dá a sensação de prazer, liberada pela dopamina, em cada mordida ou garfada. E claro: a gente sabe que não há nada melhor que sentir prazer quando estamos comendo. 

… Porém todo cuidado é importante.

Se o assunto é comida, uma coisa é certa: sentimos que temos total controle daquele momento. Sentimos que, diferente dos fatos que acontecem em outros ambientes da nossa vida, fatos esses que acontecem independente das nossas vontades, na hora da comida, nós temos a consciência de tudo o que estamos consumindo. Velocidade, intensidade, tudo.

E nem sempre isso acontece. 

ASSIM COMO QUALQUER OUTRO DISTÚRBIO, A COMPULSÃO PRECISA DA NOSSA ATENÇÃO!

Muitas vezes, espelhamos nossos sentimentos no prato. Se estamos tristes, felizes, desmotivados ou extremamente nervosos, isso influencia diretamente a forma como nos relacionamos com os nossos momentos de prazer. Se queremos sempre mais, talvez seja reflexo de algo além do prato.

E quando achamos que estamos no controle, não prestamos atenção nisso. A compulsão alimentar acontece de maneira muito mais inconsciente do que pensamos: por isso, precisamos de ajuda. Essa é a chave para compreendê-la. 

Assim como outros qualquer outro distúrbio alimentar, a compulsão alimentar mexe com a saúde e a melhor saída é não ignorar que há um problema, mas sim enfrentá-lo de perto

Comida é sentimento. Sentimento é coisa séria. Compulsão alimentar é sentimento. Sentimento precisa de diálogo. Vamos conversar?