Como evitar a positividade tóxica dentro da alimentação?
Palavras tem poder. E raramente nos lembramos disso quando estamos falando com outra pessoa. Ou até lembramos, mas apenas quando nos convém.
As palavras que escolhemos usar para expressar nossos sentimentos podem ser muitas vezes abraço e outras tantas vezes um tapa na cara. Mas elas saem tão naturalmente que nem sentimos.
Essa necessidade gigante de reforçar a nossa opinião o tempo inteiro, sobre todos os assuntos, não podia ser diferente quando o assunto são comidas, corpos e comportamentos. É neste contexto que surge a positividade tóxica.
É neste contexto que surge a positividade tóxica.
A positividade tóxica na alimentação surge a partir de comentários sobre o que alguém come e o controle de tudo que envolve a alimentação saudável. A busca pelo padrão ideal de corpo impulsionou e muito este assunto.
‘‘Como posso me libertar positividade tóxica dentro da alimentação?’’
Saber escolher as palavras que utilizamos para pensar e falar sobre as nossas escolhas e as escolhas dos outros é ter a certeza que o espaço e a escolha dele está sendo respeitado, com amor.
Repetir um discurso de aceitação 24h por dia e não tentar entender o que realmente acontece com o outro é algo que precisa de cuidado.
Precisamos entender que a relação com a comida e com o nosso corpo pode ter momentos de dúvidas, de questionamentos, de reflexão. Nem tudo é tão simples como as coisas faladas da boca pra fora.
Precisamos entender as pausas. Nada (nem ninguém) consegue ser 100% do tempo feliz ou perfeito. As emoções não podem ser ignoradas. O corpo precisa ser respeitado. E isso não é sinal de fraqueza: é sinal de carinho.
Cuidado com as armadilhas!
Absorver conteúdo de pessoas que pregam que a rotina é algo imutável, que para viver bem precisamos impor regras ao nosso corpo, que precisamos nos punir para alcançar um corpo ideal (que cá entre nós, não existe), falando isso de forma muito feliz e entusiasmada, pode ser um grande risco.
É necessário ser positivo. Mas o positivo só existe por conta do negativo. O equilíbrio é transformador e o poder das nossas palavras podem mudar a vida de alguém todos os dias. Escolha bem as suas!