Transtornos Alimentares na adolescência: como lidar?

A adolescência é um período de transição da infância para a vida adulta e é marcada por mudanças no corpo e no emocional. Essa fase merece especial atenção pois costuma acentuar algumas inseguranças e levar os indivíduos ainda em formação a tomarem decisões precipitadas e que, muitas vezes, podem ter consequências físicas e/ou psicológicas.

É um momento que mexe muito com a autoimagem, principalmente porque o corpo já está passando por processos que podem estar em ritmos diferentes em relação ao emocional, e no qual a pessoa se sente mais impelida .

Transtornos Alimentares e adolescência

Como mostrou uma matéria recente do jornal O Globo, tem crescido o número de casos de transtornos alimentares entre adolescentes - e essa tendência tem sido potencializada pelas redes sociais, com o abuso de filtros e as práticas de dietas restritivas.

A reportagem aponta que a Organização Mundial da Saúde estima que 10% dos adolescentes brasileiros sofre com algum transtorno alimentar, como bulimia, anorexia, compulsão e transtorno alimentar restritivo evitativo (TARE).

Descontruindo os TAs para adolescentes

Por isso, precisamos colocar o assunto em debate, não no lugar da punição, mas do acolhimento. Encontrar formas de chegar nesses jovens, abrir espaço para que eles se expressem e possam elaborar seus sentimentos, é essencial.

Criar ambientes seguros passa por vários âmbitos: em casa, nas escolas e também na mídia. Como os jovens passam muito tempo na internet, é preciso que se estimule o consumo de conteúdos

Alternativas possíveis

Enquanto sociedade, precisamos estimular as pessoas a respeitarem suas individualidades, a enxergarem a beleza na diferença. Obras de arte, publicidade e a própria internet e seus influencers devem ser mais responsáveis e inclusivos.

É um trabalho conjunto, mas que começa, também, com mudanças na nossa atitude. Estimule a pessoa ao seu lado a se sentir bem consigo e, se perceber que ela precisa de ajuda, abra espaço para que ela possa procurar esse apoio.