5 dicas para ser saudável de verdade em 2020
Acho que você já viu várias listas sobre o que fazer para ser saudável. Aqui não tem nada que você não saiba, mas quero te mostrar sob um ponto de vista diferente: fazer tudo isso colocando o seu bem-estar real em primeiro lugar.
Acredito que ser saudável é questão de acolher a si mesmo!
1. Durma bem
Já percebeu que quando você dorme pouco fica ranzinza no dia seguinte? Pode acreditar que dormir pouco não te deixa apenas cansada. A qualidade do nosso sono também está relacionada com nossa saúde mental.
Sem falar que o nosso organismo precisa de uma boa noite de sono para colocar em ordem diversas funções. Por exemplo:
Reduzir o estresse, uma vez que diminui a produção de cortisol e adrenalina.
Restaurar os tecidos.
Organizar a memória.
Regular hormônios que interferem no apetite.
Fortalecer as células do sistema imunológico.
Todo mundo tem uma rotina que muitas vezes exige acordar cedo, por isso a gente acha que dorme pouco porque não pode dormir até mais tarde. E se você dormisse mais cedo?
Quem mora em Recife, por exemplo, sabe que o dia escurece às 18h e o dia amanhece em torno das 5h da manhã. Infelizmente estamos tão desconectados da natureza que achamos que isso não tem nada a ver com nossa rotina.
Nós, seres humanos, temos um ciclo de sono que obedece ao ciclo do dia e da noite. Existem hormônios do nosso corpo que dependem da luz solar e da ausência dela para serem liberados no nosso corpo, como é o caso da melatonina.
É no escuro que o corpo produz o hormônio chamado melatonina, capaz de induzir o sono. É por isso que o recomendado é escurecer o ambiente e ficar longe das telas de celular e computador pelo menos 1 hora antes de dormir.
Aqui vai uma dica extra para ajudar você a ter uma noite de sono maravilhosa: diminua as luzes do quarto e desligue as telas. Assim você vai aproximar as condições artificiais às da natureza.
Por que você não consegue ir dormir cedo?
Outra coisa é que nossa vida segue um fluxo de correria tão grande que parece impossível dar conta de dormir, trabalhar e se divertir num dia só. Por isso, realmente é importante se planejar.
Pode ser que em alguns dias que você chegue em casa e sente na frente da TV até esquecer que está ali. Ou então que depois de deitar nem percebe que passou quase uma hora rolando o feed das redes sociais antes de cair no sono.
Uma boa ideia é reverter esse tempo para dormir e descansar de verdade, assim, vai acordar com mais disposição. Que tal tentar dormir mais cedo ao longo de 1 semana? Tenho certeza que vai sentir a diferença.
2. Pratique atividades físicas prazerosas
Ser saudável é se manter em movimento. Independente de padrões estéticos, nosso corpinho tem músculos que precisam ser exercitados.
Que tal começar uma atividade física porque você GOSTA? Você pode dançar na sua própria casa ou fazer aulas, andar de bicicleta ou de patins, aprender a surfar ou fazer natação, ir para aulas de pilates, jogar futebol ou vôlei com amigos, fazer uma luta ou até mesmo fazer musculação na academia. A coisa mais importante é que esse tempo seja pra você e por você.
Com uma vida cada vez mais sedentária, nós colocamos em risco nossa saúde. Uma vez eu ouvi a frase “força é autonomia” e nunca mais esqueci. Se você quer envelhecer bem, dando conta de abaixar para fazer xixi sozinha e caminhar dentro da sua própria casa, precisa muito manter seus músculos ativos ao longo da vida.
Praticar exercícios físicos tem benefícios incontáveis para a saúde, autoestima e bem-estar. Você já ouviu falar da endorfina? Esse é um hormônio conhecido por provocar uma sensação de bem estar. Ele é produzido pelo corpo quando nos exercitamos, juntamente com outros hormônios como a serotonina (o hormônio da felicidade).
Para te dar um incentivo, indico o episódio “chapadinhas de endorfina” do podcast Bom dia, Obvious. Escuta e me conta o que achou!
Para ouvir no Spotify, clica aqui.
3. Tenha uma alimentação equilibrada
Deixa eu te dizer a coisa mais importante para comer bem: escute seu corpo!
Não siga dietas estranhas, não conte calorias, não pese os alimentos. Ao invés disso, aprenda a perceber os sinais do seu corpo de fome e saciedade. Aprenda a escutar suas vontades e escolha quando dizer sim ou não para elas.
De verdade, você não precisa de um papel com uma dieta escrita pra saber que deve incluir mais frutas, raízes e vegetais na sua alimentação. Todo mundo sabe disso.
Então, que tal fazer isso de forma mais leve? Comece indo no mercado, escolhendo alguns vegetais e pesquisando receitas deliciosas para experimentá-los de um jeito diferente.
Uma boa ideia é preparar sua própria refeição especial uma vez por semana para se conectar com sua alimentação e perceber como cada tempero, cada detalhe, faz diferença no sabor.
Ah, não elimine nada que você gosta. Se achar que deve balancear, procure torná-lo parte da sua rotina de forma consciente para afastar o sentimento de culpa. Sem proibições, comer fica muito mais natural. Lembre-se que não existe alimento do bem, nem alimento do mal. O que existe é comida e contexto alimentar!
Sou do clube “não comece uma dieta na segunda-feira, comece um livro!”. Como já expliquei aqui, dietas restritivas eliminam nosso poder de escolha e tornam a alimentação uma obrigação. Todo esse controle excessivo pode até desencadear transtornos alimentares.
4. Encontre com quem você ama
Lembra daquele grupo de amigas que você sempre encontrava e se divertia muito com elas? Não deixa pra lá, vai atrás e marca um reencontro!
Essa dica pode mudar o que você considera ser saudável, acrescentando alegria e te lembrando de como é bom ser amada. Com o vai e vem das relações e rotinas apertadas é muito comum deixar pra depois esses encontros. Mas depois quando?
O Fantástico fez uma reportagem com pessoas que se amam muito e demoram alguns meses ou anos para se encontrar. Elas diziam que não tinham tempo.
Então o programa fez uma estimativa de quanto tempo elas realmente ainda teriam juntas se continuassem o ritmo de encontros raros. O resultado foi chocante e fez elas se arrependerem dos encontros que não tiveram. Mas ainda bem que ainda dá para fazer diferente.
Para assistir, é só clicar aqui: Reportagem do Fantástico.
As redes sociais contribuem para acompanhar as viagens dos amigos, alguns acontecimentos da rotina e até dá pra fazer chamada de vídeo com quem está distante.
Não acho que isso seja suficiente para manter uma amizade viva e intensa. Infelizmente estamos tão desconectados que esquecemos como os encontros, abraços e conversas longas fazem bem para a alma.
5. Desenvolva o amor próprio
Você já sentiu que se ama? Essa pergunta pode parecer estranha, infelizmente. O problema é que estamos acostumados a dizer “eu te amo” para nossos pais, mães, amigos, amigas, namorados e namoradas. Mas para nós mesmas, a voz que fala mais alto nos pensamentos é a crítica. E normalmente damos mais ouvidos a ela.
Por isso, em 2020 ser saudável tem a ver com desenvolver o amor próprio!
Como você expressa para você mesma que se ama? Você gosta de passar tempo em sua própria companhia? Gosta dos pensamentos que tem e das coisas que faz quando não tem ninguém por perto?
Responder essas perguntas com sinceridade por ser um pouco dolorido. Se você analisar um pouco, pode descobrir o que fazer para ser uma companhia mais agradável para você mesma.
Você pode perceber a sua autoestima através das suas conquistas, desde aparência à competência no trabalho. Por outro lado, o amor próprio é uma construção mais profunda e tem a ver com os pensamentos que você se permite ter a seu próprio respeito.
Amor próprio não é se olhar no espelho e se achar linda. É mais como ver uma amiga, reconhecer que ela está ali e sentir felicidade com a presença dela.
Não é nada fácil desenvolver o amor próprio. Se você tiver condições, busque terapia para essa jornada.
Para começar agora mesmo, recomendo a blogueira Alexandra Gurgel que compartilha um pouquinho da filosofia #CorpoLivre no seu perfil no Instagram e através da escrita no livro bestseller “Pare de se odiar”.
Ela também tem uma série de vídeos no YouTube chamada #MaratonaDoAmorPróprio. Assistir pode ser uma boa maneira de refletir e começar um relacionamento saudável com você mesma em 2020. Recomendo ouvir o que ela tem a dizer!
Espero que essas dicas te lembrem de como é bom criar uma rotina e incluir mais do que você ama no seu dia a dia. Desejo que em 2020 você busque ser saudável do seu jeito!
Gostou do meu jeito de abordar sua relação com a comida?
Agende uma consulta que eu posso te explicar melhor! Clique aqui.