Síndrome do Comer Noturno: você já ouviu falar sobre?
Sabe aquela vontade descontrolada de comer um pacote de biscoito inteiro - ou repetir o jantar - que surge à noite e você sente que precisa saciar? Ela tem nome, sobrenome e hora para chegar.
A Síndrome do Comer Noturno ainda é um mistério para muitos, tanto dentro da nutrição quanto dentro da psiquiatria - sim, esse é um hábito 100% interligado com a nossa mente - mostrando um certo tipo de desorganização aliado ao estresse na nossa mente. A solução que o nosso corpo encontra é comer.
O que acontece na Síndrome do Comer Noturno?
Provavelmente você já ouviu alguém falar a expressão "vou dormir por que senão vou acabar comendo", e isso mostra que de certa forma, não temos tanto controle sobre as nossas vontades durante o período da noite, com esses desejos repentinos.
Acordar para comer de madrugada, ter desejos de comer literalmente "qualquer coisa" pouco depois do jantar ou comer de maneira exagerada: essas são algumas das formas que essa síndrome pode se manifestar em nós. Por isso, é preciso estar atento.
Quais são os efeitos da Síndrome do Comer Noturno?
Essa síndrome também pode desencadear uma série de efeitos no seu corpo: uma pior qualidade de sono, por estar com o estômago muito cheio, uma desorganização na rotina alimentar, pulando refeições como o café da manhã, acordar à noite para comer e ter o seu sono interrompido… São tantas coisas.
…Mas há uma saída!
Encontrar o motivo que desperta essa fome é o mais importante. Para isso, é necessário a ajuda de um time de profissionais: alguém para entender o que se passa na sua cabeça e outro alguém para direcionar melhor as vontades do seu corpo.
Se você sente que o seu corpo está tentando lhe avisar que precisa de ajuda, abra espaço para ouvi-lo. É possível cuidar do seu corpo apenas descobrindo o que ele realmente quer. E dá pra gente descobrir isso juntos!
Se você chegou até aqui e se identificou com alguns sinais da Síndrome do Comer Noturno, eu posso te entender e te ajudar. Vamos conversar? :)