Alimentação perfeita x alimentação possível
Geralmente existe um abismo entre o que a gente entende por uma alimentação perfeita e uma alimentação possível. Faça um exercício mental agora e tente responder pra você mesmo: o que seria uma alimentação perfeita e uma alimentação possível.
A reflexão é válida e nos deixa respostas construtivas e bem interessantes. Neste artigo, falarei sobre a importância de valorizar decisões alimentares que te façam bem. Acompanhe a seguir:
Desconstrução da alimentação perfeita
Provavelmente, o que você imaginou como alimentação perfeita está restrito ao que sempre nos disseram que deve ser o único caminho para uma vida saudável. Ou seja, estritamente frutas, legumes, alimentos low carb, nada de açúcar e frituras, comidas preparadas em casa com ingredientes controlados, etc.
Evidentemente, alguns desses alimentos e/ou decisões alimentares podem somar bastante ao nosso bem-estar, e devem ser levados em consideração de acordo com as necessidades e possibilidades de cada pessoa. Mas o ponto aqui é outro: não existe uma alimentação perfeita.
Um novo olhar para uma alimentação possível
Mas supondo por um instante que essa alimentação "perfeita" existisse, eu te faço outra pergunta: ela seria possível pra você? Seria viável se alimentar dessa forma todos os dias? Seria prazeroso ter essa rotina alimentar? Você se sentiria pleno desse jeito?
A resposta provavelmente é não. E eu arrisco dizer que o sentimento vindo com esse "não" veio acompanhado de alguma frustração. E a frustração existe porque a gente mirou obstinadamente no "perfeito", no "ideal". Te digo uma coisa: viver obcecado pela alimentação perfeita só traz a sensação de desânimo, incapacidade, fracasso.
Por isso, eu te convido a pensar em uma alimentação possível. Como seria a minha alimentação possível? De que maneiras eu posso me alimentar, de modo a cuidar do meu corpo e da minha mente? O que está ao meu alcance dentro da minha rotina e dentro das minhas possibilidades?
Uma última pergunta, e talvez a mais importante: o que pode me deixar tranquila/o em relação a minhas escolhas alimentares? Sobre essa questão, cada um terá suas respostas, mas certamente a transformação da nossa relação com a comida está em seu cerne.